Como conseguir um “empréstimo” sem juros


Conheça três formas de conseguir um empréstimo sem juros para recorrer com conta, peso e medida.

Um empréstimo sem juros permite ao titular do crédito o pagamento do montante sem que o MTIC (Montante Total Imputado ao Consumidor) aumente devido aos juros. Essa facilidade é possível através de três formas diferentes.

Contudo, é necessário ter alguns cuidados, porque não deixa de ser um encargo financeiro. Um empréstimo sem juros não deve ser utilizado constantemente sob pena de começar a acumular prestações mensais.

 

1. Cartão de Crédito Todos os cartões de crédito têm um ‘plafond’. Se fizer uma compra e decidir reembolsar na totalidade aquilo que gastou num período de 20 a 50 dias (consoante os bancos), ver-se-á livre dos juros. É o chamado pagamento a 100%.

O cartão de crédito pode conferir outras vantagens, tais como receber de volta, na sua conta bancária, uma parte do dinheiro que gastou – “cashback”.

2. Empréstimos através de lojas Muitos retalhistas oferecem a possibilidade de se pagar um produto de forma parcelada, sem juros. Normalmente, o empréstimo é feito na hora, associado a uma instituição financeira, e é estabelecido o prazo e a prestação mensal.

Imagine que vai comprar um frigorífico que custa 900 euros. Ao pagar em 12 meses sem juros, a sua prestação mensal será de 75 euros.

3. Cartões de fidelização Estes cartões, associados a uma marca ou loja, oferecem várias vantagens como descontos em parceiros a promoções exclusivas na própria marca.

Alguns cartões de fidelização dão também acesso a diversas modalidades de pagamento, como o pagamento em três, seis ou 12 meses sem juros, por exemplo.